Sampaio's Art é um blog sobre artesanatos e entretenimento, que eu criei para dar suporte ao canal no Youtube. Sinta-se a vontade para enviar sua dúvida e/ou seu comentário.

Quando fizer algum dos artesanatos que eu ensino poste foto na pagina no facebook ou publique em alguma rede social com a hashtag #SampaiosArt.

Para contato me envie um e-mail para
contatosampaiosart@gmail.com Obrigado pela visita.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Formas de Tingir Tecido e Suas Diferenças

Olá,
para quem acompanha meus trabalhos pode perceber que eu já utilizei mais de uma técnica para tingir minhas roupas. Resolvi fazer essa publicação explicando melhor a diferença entre cada uma delas, assim facilitará na hora de você escolher uma das técnicas para customizar suas roupas.



Tingimento "Quente"
A primeira técnica que eu utilizei foi a de tingimento "quente" a que usa corante diluído em água quente, e com ele eu ensinei três formas de tingir: por completo, tie-dye e em degradê. A vantagem de utilizar o método de tingimento "quente" é que você pode controlar a intensidade da cor com o tempo que a peça fica em contato com a água com o corante, desse modo fazer peças em degradê é mais fácil pois as cores são controladas facilmente na água. Como desvantagem esse método tende a desbotar com mais facilidade e também as peças tingidas desse modo a soltam tinta na lavagem o que faz como que as peças sejam lavadas separadamente para não correr o risco de manchar as demais roupas, para evitar esse desbotamento é recomendado o uso de fixadores de cor. Segue o vídeo que eu fiz ensinando.







Tingimento "Frio"
A segunda forma de tingimento eu ensinei é a que podemos chamar de "fria" na qual utilizamos tinta de tecido diluída em um pouco de água para facilitar o tingimento. Essa forma possui grandes vantagens, a principal é que não desbota como o tingimento "quente" a cor dura muito mais tempo, não requer o uso de fixador de cor, pode ser lavado com outras peças que não mancham, as tintas de tecidos possui uma vasta quantidade de cor que possibilita os mais variados tons de cores em suas peças. Como desvantagem esse tipo de tingimento não não permite o controle da cor como na "quente", ou seja, se você deseja fazer um degradê é necessário ter mais de uma cor com tons diferentes para que ser degradê dê certo. Segue o vídeo utilizando essa técnica, na qual eu misturei a técnica de pintura fria com o Tie-Dye.







Debotamento de cor
A terceira forma que eu utilizei para customizar uma peça e tingi-la foi a por desbotamento, nesse caso eu utilizei uma peça velha, que já tinha manchado antes, e resolvi customiza-la para dar um ar de uma peça nova, nesse método eu utilizei água sanitária para desbotar a peça e então ficar como eu gostaria. A vantagem deste método é que é possível recuperar uma peça velha/manchada assim além de disfarçar a mancha é como se você ganhasse uma peça nova. A desvantagem desse método é que nem sempre saberemos o tom que abrirá quando utilizar a água sanitária e também o tempo de exposição da peça nela pode danificar o tecido da roupa, o que exige grande cuidado na hora de fazer algum trabalho com a água sanitária. No vídeo a seguir eu recuperei uma camisa que havia sido manchada utilizando o tie-dye também para dar um efeito na camisa.





Considerações
Antes de sair tingindo/desbotando as peças pense e leia sobre as vantagens e desvantagens de cada método para ver qual se adapta melhor a sua necessidade e vontade. Lembre-se que no tingimento tanto frio quanto quente existem tintas/corantes para cada tipo de tecido, o que torna um fator primordial na hora de tingir uma peça, verifique o tipo de tecido para poder utilizar o tipo de tinta específica. Eu já tentei tingir uma peça de material sintético com um corante para algodão e não funcionou, pelo contrário ainda estraguei a peça pois manchou e não ficou nada legal. De todas as três aqui citadas a que eu mais utilizo é o método frio, por mais que eu tenha que comparar mais tinta para fazer um degrade ou efeitos na peça eu prefiro por conta das vantagens citadas. As peças que eu criei nos vídeos estão comigo até hoje e a que mais dura é a que eu utilizei o método frio. Recentemente fiz um vídeo de como eu tingi um casaco branco utilizando a mesma técnica, vou deixar aqui no final para que você possa ver o resultado. 
Tem uma peça que não usa mais ou manchada? Não tem mais desculpa para não customizar, pegue a sua peça e dê a ela uma nova cor ou forma, e não se esqueça se utilizar algum dos tutoriais de postar nas redes sociais para que eu possa ver com a hashtag #SampaiosArt Até o próximo post =]







Show comments
Hide comments

Um comentário :

  1. Antes de mais nada, corrijam os erros de português e concordância verbal.

    ResponderExcluir