Sampaio's Art é um blog sobre artesanatos e entretenimento, que eu criei para dar suporte ao canal no Youtube. Sinta-se a vontade para enviar sua dúvida e/ou seu comentário.

Quando fizer algum dos artesanatos que eu ensino poste foto na pagina no facebook ou publique em alguma rede social com a hashtag #SampaiosArt.

Para contato me envie um e-mail para
contatosampaiosart@gmail.com Obrigado pela visita.

sábado, 16 de janeiro de 2016

Papel Próprio e Alternativos Para Origamis

Quem possui o habito de fazer origamis pode encontrar dificuldades na hora de comprar papeis que sejam ideias para garantir urna boa dobradura. Eu por exemplo que moro no interior do Rio do Janeiro não encontro em lojas vendendo os papeis próprios para origamis e sempre recorro aos papeis alternativos que quando bem utilizados o resultado é o mesmo de um papel próprio para origami, basta ter paciência e pouco de criatividade para que esse pequeno problema de não encontrar o papel seja resolvido.
Figura 01
https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_(bairro_de_S%C3%A3o_Paulo)
Os papeis próprios para origamis são mais fáceis de serem encontrados em lojas de São Paulo principalmente no bairro da Liberdade Figura 01 onde é conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa de São Paulo além de ser a maior colônia japonesa no mundo. O bairro da Liberdade é um excelente ponto turístico da cidade de São Paulo, quem não conhece e gosta das tradições e culturas japonesas como eu, tem que anotar no caderno de viagens e ir até lá conhecer. Com certeza você se sentirá como se estivesse no Japão, não tem urna vez que eu vá em sampa que eu não deixe de ir lá passear, comprar comidas, bebidas, utensílios e claro papel para origami. Lá os papeis encontrados além de serem bonitos são a um preço bem em conta, se pesquisar nas lojas com certeza você encontrará um estilo de papel com as cores e tamanhos que lhe agrade.
O papel próprio para origami é bom pois já vem todo cortado o que facilita ainda mais na hora de fazer nossas dobraduras, por outro lado nem sempre encontramos a estampa ou a cor desejada no tamanho que queremos, neste caso eu já indico a utilização de outros tipos de papeis como papel de presentes que possuem um tamanho bem maior do que esperado porém nós conseguimos cortá-lo de
forma que se adeque ao nosso objetivo.

Papeis para origamis

Eu possuo uma pequena coleção de papeis próprios para origamis Figura 02, todos eles eu comprei na Liberdade nas minhas idas a sampa, cada pacote possui uma estampa ou cores diferentes, sempre quando vamos comprar é possível ver na capa da embalagem a quantidade e as cores disponíveis em cada pacote. Existem caixas com papeis foscos, brilhantes, laminados, dupla-face, estampados nas demais formas, e inclusive papeis com perfume, na Figura 02 o pacote que possui as rosas na capa da embalagens são papeis próprios para confecção de rosas, os papeis são vermelhos e verdes e todos eles possuem um cheiro agradável de rosas, o que dá um outro resultado ao seu trabalho, o cheiro do papel dura um tempo bem considerável, eu fiquei bastante satisfeito com o resultado deste tipo de pape. Como citei a cima os papeis já estão prontos para serem dobrados, não precisa cortar nem nada, simples assim, em média um pacote pode ser encontrado a partir de R$5,00.

Figura 02

Papeis alternativos

Como nem sempre eu encontro os papeis próprios eu já recorri e recorro a diversos tipos de papeis para suprir a falta desses papeis próprios, o que determina na verdade o quanto o papel é bom ou não para a dobradura é a sua gramatura papéis mais finos estão entre 30 e 60g, o papel A4 é de 75g, papéis médios estão entre 90 e 120g e papéis mais pesados de 150, 180 ou mais ainda. O que devemos observar é que papeis mais finos não podem ser dobrados e desdobrados muitas vezes, pois poderá acabar rasgando com facilidade já papeis mais grossos quando dobrados podem ficar muito rígido dificultando um pouco a dobradura. Vou Listar alguns dos papeis que eu já utilizei e obtive bons resultados.
  • Papel A4 Figura 03 - O papel A4 ou sulfite comumente conhecido é encontrado com mais facilidades em papelarias, na sua grande maioria o encontramos branco, porém também podemos encontrar coloridos ou até mesmo estampados, eu nunca os vi mas sei que existe fazendo uma busca na internet, dependendo do origami a ser feito este papel pode ser facilmente utilizado.
  • Papel Para Presente Figura 04 - Uma boa utilidade para este papel é a confecção de origamis, em papelarias encontra-se papeis para presentes de diversas estampas, e dependendo da qualidade do papel alguns tem uma gramatura perfeita pois nem todos são tão finos.
  • Papel Vegetal Figura 05- O papel vegetal é outra alternativa para quem quer fazer origamis, o papel é ótimo, já fiz vários origamis inclusive no canal ensinei a como colorir este papel que na sua grande maioria é branco. Clicando no link a seguir Como Colorir Papel Vegetal você aprenderá dar vida a este papel muito útil. Em uma ocasião eu fiz uma Kusudama grande deste papel, pintada com com a técnica do vídeo e coloquei na lâmpada, ficou bem parecido como uma luminária, apesar de colorir o papel preserva a sua transparência ficou bem legal o feito.
  • Papel Laminado Figura 06 - O papel laminado comercializado em papelarias é bem legal quando queremos fazer algo que combine com brilho, o papel laminado é encontrado em várias cores também, os que eu mais já utilizei foram os dourados e prateados.
Figura 03 Papel A4
Figura 04 Papel de Presente



Figura 05 Papel Vegetal

Figura 06 Papel Laminado 

Para todos esses tipos de papeis que eu já utilizei é importante lembrar que eles não são quadrados prontos para fazer origami, mas nada que uma régua, Lápis, borracha e tesoura não resolva. A falta de papel não deve ser motivo para deixar de fazer origami ou deixar de aprender. Os origamis trazem um ótimo beneficio, eles nos acalmam, sem contar que quando bem trabalhados e eles servem para darmos de lembranças. Kusudamas, Tsurus, Mobiles com vários origamis são excelentes presentes, você ao presentear alguém com certeza ela dará valor ainda mais quando feito por nós mesmos, nós dedicamos uma parte do nosso tempo para confeccionar um presente único e bem criativo.
E você conhece algum outro papel que seja bom para Origami?
Já comprou algum papel próprio para Origami?

Links para compras de papel pela internet

Vou deixar alguns links que eu encontrei que vendem papeis pela internet, lembrando que no Mercado Livre e Aliexpress também possuem bastantes vendedores de papeis de origamis, basta buscar por Papel de Origami que é possível ver o tamanho e a estampa dos papeis, o lado ruim de comparar pela internet é o frete e a demora da entrega, mas não deixam de ser uma alternativa para compra deste material.


E-Trend http: www.e-trendy.coni.br/

Nenhum comentário :

Postar um comentário