Sampaio's Art é um blog sobre artesanatos e entretenimento, que eu criei para dar suporte ao canal no Youtube. Sinta-se a vontade para enviar sua dúvida e/ou seu comentário.

Quando fizer algum dos artesanatos que eu ensino poste foto na pagina no facebook ou publique em alguma rede social com a hashtag #SampaiosArt.

Para contato me envie um e-mail para
contatosampaiosart@gmail.com Obrigado pela visita.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Para que(m) serve teu cabelo?

"Este texto, é meu pequeno relato sobre a experiência de ter doado cabelo, com o intuito de ajudar o próximo a enfrentar o câncer, aumentando sua autoestima."

1 Relato
Antes de mais nada preciso confessar que quando li a frase que eu coloquei como título deste texto pela primeira vez, eu não fazia ideia do sentido e da grande reflexão que ele poderia transmitir. Em épocas de movimentos feministas atrelado a muitos estranhamentos no âmbito de convívio da minha faculdade, li na parede, um cartaz laranja com letras em amarelo, esses dizeres, que no primeiro momento, até por falta de informação confesso, eu pensei que fosse mais um manifesto e simplesmente ignorei. Nos dias seguintes percebi um número de mulheres que estavam com seus cabelos curtos, quase que raspados, continuei achando estranho mas mesmo assim não questionei. Passaram-se algumas semanas até que então numa conversa aleatória no hall da faculdade com uns amigos, uma menina que estava com seus cabelos curtos, se aproximou e começou a conversar com uma amiga minha, e nesta conversa, minha amiga a elogiou e comentou que o cabelo havia crescido rápido, só que desta vez tomei coragem e resolvi perguntar o motivo do corte. Para a minha surpresa, o corte curto dos cabelos que ela e outras meninas fizeram, não foi uma manifestação e sim uma doação para confecção de perucas que seriam ofertadas a mulheres com câncer. Quando ela disse isso, me fez refletir no quanto nós conseguimos ser ignorantes por falta de informação, minha sensação de surpresa foi inevitável, naquele exato momento o cartaz fez sentido para mim, toda e qualquer reflexão que ele poderia produzir começou a fluir ainda mais com as explicações desta menina. Bom, no final da conversa com esta menina, descobri a possibilidade deste grupo retornar quando passasse um tempo e a partir deste dia tomei para mim que a próxima vez que eu cortasse meu cabelo seria exclusivamente para a doação. 
Figura 01
Eu já possuía esta vontade de doar cabelo a muito mais tempo, até comentava com meu amigo que mora comigo aqui na república sobre isso, mas nunca arrisquei por não saber como doar e nem onde doar, e dentro da universidade eis que surge a oportunidade, e eu por ignorância quase deixei-a passar. Após sete meses sem cortar cabelo meu cabelo estava como na Figura 01 mantive a minha vontade e decisão de só cortar se fosse doar para alguma instituição, até que na faculdade, ao decidirmos sobre as atividades de recepção dos nossos calouros com o "Trote Unificado" onde teríamos a presença de todos os cursos aqui da UFF de Rio das Ostras (Ciência da Computação, Engenharia de Produção, Enfermagem, Serviço Social, Produção Cultural e Psicologia) com o foco na inclusão e na socialização dos futuros acadêmicos pesamos em diversas atividades inclusivas e também com a atividade de doação de cabelo. Mais que de pressa, comprei a ideia, incentivei que realmente esta atividade fosse desenvolvida, afinal, seria a minha oportunidade de doar e contribuir mesmo que com pouco que eu doasse eu já me sentiria fazendo a minha parte.
Felizmente, o Instituto Embelleze aqui de Rio das Ostras, veio realizar a coleta dos cabelos para doação, o tamanho mínimo para doação é de 10cm que para muitas pessoas pode significar nada, mas para quem perdeu por conta da quimioterapia pode ser muito. A falta do cabelo mexe com a autoestima, e no caso quando mulher e dependendo do tipo de câncer que possar ser exigida a mastectomia, essa falta pode-se ser ainda maior, pois muitas acreditam ter perdido sua beleza e feminilidade. O mesmo se aplica as crianças que possuem essa doença. No meu entendimento, eu sei que uma peruca apenas não resolve, mas ajuda a amenizar esses efeitos colaterais enfrentados pela quimioterapia.

2 Fases da doação
2.1 Divisão 
Figura 02
Tatiane
Figura 03
Bom o processo de doação foi bem simples e prazeroso, pois além de doarmos cabelos, em seguida ganhávamos um corte para acertar e tudo mais. Como foi uma atividade aberta, diversos alunos puderam conferir a doação e muitos também se empolgaram a participar. Ao meu lado, também doando cabelo estava a Tatiane de Sousa que é que minha amiga e cursa Ciência da Computação junto comigo na UFF. No primeiro momento para doação, dividi-se o cabelo com elásticos para que na hora do corte não se perca os fios, como mostrado nas Figura 02 e na Figura 03, como o mínimo era 10 cm as pessoas poderiam se sentir a vontade para doar o quanto quisesse. Como meu cabelo não estava tão grande assim, eu acabei doando boa parte dele, a Tati doou bem mais que 10 cm como pode-se ver na Figura 02. A principio não sabíamos direito qual seria o resultado, pois quando está apenas dividido não da pra ter a real noção da quantidade do cabelo que está ali dividido.

2.2 Corte
Figura 04
Figura06
Figura 05
Após toda a separação e tudo mais, vem parte do corte, que na verdade não tem muito mistério, eles perguntam se você está de acordo, e cortam rente ao elástico como na Figura 04. Quando eu vi na minha mão aquele bolo de cabelo, que consideravelmente possuía um certo peso, eu não acreditei no que vi, sério,  como eu tinha tanto cabelo assim? Fiquei muito surpreso e espantado, enquanto está em nós não é possível ter essa noção. Bom depois de cortar todas a mechas de cabelo e se sentir mais leve o resultado Figura 05 o cabelo ficou bem irregular, naturalmente é isso acontece, afinal eu doei boa parte do cabelo e não tinha como manter um bom corte com apenas isso, no caso da Tati por ter um cabelo maior poderia até ter conseguido cortar certo o cabelo sem precisar acertar, mas mesmo assim sempre fica algo para acertar. Na Figura 06 eu tirei essa foto com todo o cabelo cortado, incrível ver o cabelo assim, eu já tive o cabelo grande outras vezes, mas como cortei em salão, eu nunca tive a noção da quantidade.

2.3 Finalização
Após todos os passos, de divisão corte, a equipe da Embelleze aqui de Rio das Ostras que veio para coletar os cabelos, finalizou nossos cortes, tirando as irregularidades. O resultado obtido por nós você pode conferir na Figura 07, eu e Tati com os cabelos doados na mão. E ainda assim não acreditando na quantidade que estava ali.
Figura 07
3 Conclusão
Todo o processo de doação do cabelo foi muito importante para mim, pois conseguir realizar uma vontade de tempos atrás, a facilidade de ter esse evento bem próximo de mim, ali na minha universidade foi mais incrível ainda. As pessoas envolvidas estão de parabéns, a equipe da Embelleze só tenho a agradecer, tenho a certeza que a Casa Amigos da Mama receberá excelentes doações de cabelo, e assim poderão dar um melhor conforto para as pessoas que sofrem com esta doença. Eu me sinto muito bem em ter participado, com certeza participaria outras vezes, pois o sentimento de ajuda ao próximo é o mais gratificante. Algumas pessoas até questionavam quanto a doação, se seria verídica ou não, bom, eu prefiro acreditar que realmente o meu cabelo será utilizado para ajuda ao próximo, e se ainda sim, o cabelo não fosse para o devido destino, eu teria feito a minha própia parte minha consciência estaria limpa, e se eu deixasse de doar pensando neste caso eu talvez não teria ajudado alguém. Para visualizar mais fotos da doação segue o link da página do  Instituto Embelleze Rio das Ostras  no facebook, lá você poderá conferir além das fotos da doação a foto do Amigos da Mama recebendo outras doações passadas. Eu criei esta publicação não para me promove em cima de uma doação, fiz para mostrar a minha felicidade de ter participado deste evento, e para quem sabe motivar as outras pessoas a participarem de campanhas assim, o que pra mim é um simples corte de cabelo para quem recebe a doação é uma oportunidade, onde muitos até não tem como custear nem seus medicamentos que dirá uma simples peruca.
          
Referências
Grupo Luta Pela Vida, Disponível em: <http://www.hospitaldocancer.org.br/grupo-luta-pela-vida/projetos/> Acesso em 10 dez. de 2015.



Show comments
Hide comments

Um comentário :

  1. É uma honra talvez poder ajudar leitores deste Super Blog !!! Publicamos em nosso site um artigo mais recente sobre a doação, com endereços atualizados. O artigo pode ser visto em Como Doar Cabelo Em cada doação um ato de amor e bondade !

    ResponderExcluir